Vereadores indicam necessidade de mutirão para exames audiométricos
Na última sessão legislativa os vereadores Eraldes Catarino (PSD) e Ranieli Lima (PL) realizaram uma indicação ao poder publico municipal destinado a secretaria municipaI de saúde a necessidade de realização de um mutirão para a realização de exames audiométricos em Diamantino.
A indicação foi aprovada por todos os vereadores e teve como justificativa a necessidade de promover a saúde e a qualidade de vida para a população diamantinense.
Segundo os parlamentares, a audiometria é um exame que avalia a capacidade auditiva de uma pessoa, permitindo detectar alterações auditivas importantes. Sendo realizado por profissionais especializados, como fonoaudiólogo, em um ambiente controlado, geralmente em uma cabine acústica.
A audiometria se faz muito importante desde os primeiros dias de vida, por meio do teste da orelhinha, indicado para verificar se o recém-nascido está com suas capacidades auditivas aptas. Porém, a repetição deve ocorrer em diversas fases da vida, sobretudo se há atuação profissional em locais em que há incidência elevada de barulhos ou na ocorrência de recorrências de infeção- a famosa OTITE. Com o exame é possível diagnosticar se existe ou não perda auditiva, se constatada a perda, dependendo do grau, se faz necessária uma intervenção breve, para a adaptação de próteses auditivas.
A indicação seguiu para que o governo municipal de Diamantino tome providencias devidas.