Câmara aprecia projeto Praça Verde de Augusto Casetta
Com a ausência de paisagismo nas praças públicas de Diamantino aonde cada um faz o que quer o vereador Augusto Casetta (MDB) apresentou o projeto 061/2025 que institui o programa Praça Verde que obriga a arborização da praças públicas de Diamantino.
Entre os artigos citados pelo vereador está a necessidade de plantar arvores nativas, que não danifiquem calçadas e redes de encanamento, estruturas entre outros.
Outro quesito do projeto será o respeito com o espaço urbano, porte das arvores, sobreamento, acessibilidade e seguranças dos frequentadores.
Na justificativa o vereador do MDB alegou que o presente projeto visa promover a melhoria da qualidade ambiental, paisagística, climática e de bem-estar da população.
Casetta ainda destacou a necessidade de manutenção periódica, incluindo poda, irrigação, controle de pragas e reposição de mudas e lembrou para que evitar espécies com raízes agressivas que possam danificar calçadas, bancos ou outros equipamentos urbanos.
O vereador ainda citou no projeto que o poder executivo poderá firmar parcerias com instituições de ensino, ONGS, cooperativas, empresas e demais entidades da sociedade civil para a execução e manutenção da arborização.
As praças já existentes e ainda não arborizadas deverão receber planejamento e execução de arborização no prazo de até dois anos a contar da publicação da lei, observada a viabilidade técnica e orçamentária.
Segundo o projeto do vereador Augusto Casetta as novas praças públicas projetadas após a entrada em vigor desta lei deverão conter plano de arborização previamente aprovado pelo órgão ambiental municipal.
O projeto segue para as comissões pertinentes para análise e posterior votação em plenário.
Siga o instagran da câmara municipal @cmdiamantino





